Previsão Numérica

"Previsão Numérica do Tempo" é o nome dado à técnica utilizada para prever o tempo através do computador até vários dias à frente. 

O comportamento da atmosfera é governado por leis físicas que podem ser expressas por equações matemáticas. Tais equações, entretanto, são muito complexas e não possuem soluções exatas para os valores futuros. Por esta razão, técnicas de modelagem numérica são utilizadas, dando origem aos "Modelos Numéricos de Previsão do Tempo".

Os modelos de previsão numérica do tempo podem ser globais ou de área limitada.

Quando as equações que governam a atmosfera são resolvidas sobre todo o globo, temos os modelos globais. Estes utilizam técnicas espectrais na solução das equações, e fazem previsões até 10 dias à frente. Os modelos globais consideram todos os fenomênos atmosféricos que ocorrem no globo terrestre sem, entretanto, ater-se às peculiaridades de cada região.

Vários centros de previsão do tempo no mundo executam rotineiramente modelos globais (também denominados de modelos de previsão de médio prazo), dentre eles podemos citar: NCEP (National Centers for Environmental Prediction), ECMWF (European Centre for Medium Wheather Forecasting), JMA (Japan Meteorological Agency) e CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

Os modelos de área limitada resolvem as equações sobre uma área mais localizada, por exemplo, a América do Sul ou parte dela. Esses modelos podem fornecer uma previsão mais detalhada, mas eles normalmente fazem previsões de algumas horas até dois a três dias à frente.