Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







“O Universo ao alcance de todos” recebe premiação como Destaque Social na edição 2011 do Prêmio Cidania Sem Fronteiras
Evento ocorreu no último dia 31 de outubro em São Paulo
04/11/2011

 

Desenvolvido a partir de uma parceria entre o Observatório de Astronomia da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e o IPMET, “O Universo ao alcance de Todos” foi um dos projetos premiados na 4ª edição nacional do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras, uma promoção do Instituto Cidadania Brasil em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. O premio de “Destaque Social” foi entregue no último dia, em cerimônia realizada na Pinacoteca do Estado, na cidade de São Paulo.
Criada em 2008, a premiação tem como principais objetivos o reconhecimento e divulgação das melhores ações ou práticas sociais desenvolvidas pelas instituições de ensino superior do país, e que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Em 2011 foram inscritos projetos oriundos de instituições de 15 estados brasileiros, nas seguintes categorias: Direitos Humanos, Justiça, Trabalho, Cultura, Comunicação, Saúde, Tecnologia e Produção, e Educação e Meio Ambiente.
Sob a coordenação da Profa. Rosa Maria Fernandes Scalvi, o projeto “O UNIVERSO ALCANCE DE TODOS” é desenvolvido pelo Grupo de Astronomia, composto por alunos de graduação do curso de Licenciatura em Física e pós-graduação do curso de Ciência e Tecnologia de Materiais, da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru, além de servidores técnicos do IPMet e colaboradores.
O projeto teve início em 2010, através da parceria realizada com o IPMet que contribui com recursos de infra-estrutura e cessão de uso da carreta, adaptada para servir como Observatório Móvel de Astronomia, e já visitou diversas cidades da região. O projeto conta também com o apoio do GRUPO ONOFRE BARBOSA que providencia o transporte do Observatório Móvel em Bauru e em outras cidades para onde é levado.
Outras duas instituições bauruenses, a Universidade de São Paulo com o projeto “USP em Rondônia”, e a Universidade do Sagrado Coração com o projeto “Produção Básica em Áudio, Vídeo e Mídias digitais para amadores” , também foram premiadas no evento.