Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Encerrada a Campanha TRO-Pico
Próxima fase : análise dos dados coletados
19/02/2013

 

Foi encerrada, no último final de semana, a segunda etapa do projeto TRO-Pico, que objetiva investigar a quantidade de vapor de água presente na atmosfera tropical. A primeira fase ocorreu em março do ano passado.
 
Diversos balões estratosféricos, levando a bordo instrumentos medidores de vapor d´água, eletricidade atmosférica, topos das nuvens, de ozônio, NO2 e traços de outros gases, foram lançados de uma área próxima ao Instituto, e recuperados posteriormente à queda dos balões. 
 
A partir de agora os cientistas darão início á fase de análise das informações coletadas, um trabalho árduo que deve durar alguns anos. No entanto, nos próximos meses, trabalhos poderão ser produzidos a partir de levantamentos preliminares, e serem apresentados em congressos da área de meteorologia.
 
A execução do projeto ficou a cargo da Universidade de Reims e do IPMet-UNESP, e foi financiado pela Agencia Nacional de Pesquisa da França (ANR).  A coordenação foi exercida pelos  pesquisadores, Dr Emmanuel Rivière, pela Universidade de Reims, ocientista Jean-Pierre Pommereau e Dr Gerhard Held, pelo IPMet.
 
Da campanha participaram estudiosos da França, Dinamarca e Rússia, além de pesquisadores e técnicos do IPMet.