Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Gerhard Held na EGU
Pesquisador do IPMet na EGU-2013
O maior evento de geociências da Europa
23/05/2013

 

Gerhard Held, pesquisador do IPMet, participou no mês passado da European Geosciences Union – EGU- 2013 , o maior evento de geociências da Europa, que ocorreu em Viena, na Áustria, e que contou com a participação de onze mil cientistas oriundos de 95 países.
O pesquisador fez a apresentação oral do trabalho intitulado "Detection of Biomass Fires and Tracking of Plumes in Southeast Brazil with S-Band Radars and TITAN Software", elaborado em co-autoria com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná- UFPR e do Instituto de Pesquisas Elétricas e Nucleares – IPEN, da USP.
Além da comunicação oral, Held fez a apresentação dos seguintes paineis: “Overview of the TRO-Pico campaign aiming at studying the impact of convective overshooting on the stratospheric water budget” e “Vertical and horizontal transport of water vapour and aerosol in the tropical stratosphere from high-resolution balloon-borne observations”, dois quais foi co-autor.
Paralelamente ao congresso, foi organizada uma reunião entre os principais pesquisadores do projeto internacional TRO-Pico, cujo objetivo é o estudo da presença de vapores de água na atmosfera, e que contou com o lançamento de balões estratosféricos no Brasil, a partir do IPMet, nos verões de 2012 e 2013. O encontro serviu para a discussão dos progressos quanto a análise de dados e acertos quanto a publicações futuras em periódicos especializados, dos resultados obtidos.
Os cientistas aproveitaram para demonstrar aos partipantes, em frente ao local do evento, medidas de perfis de aerossois com o uso do instrumento LOAC, lançado com um balão cativo, do mesmo tipo ao utilizado em Bauru durante as campanhas do projeto.
 
Convites
 
Held aproveitou a oportunidade e aceitou convite da empresa Scintec em Rottenburg, Alemanha, para um treinamento especializado sobre os ultimos avanços do Sodar - Sound Detection and Ranging. O IPMet dispõe de um equipamento desse tipo.

O pesquisador também realizou visitas técnicas para troca de experiências sobre a  operação de vários sistemas Sodar + RASS no ZAMG - Instituto National de Meteorologia da Austria,  e no Departamento de Meteorologia da Universidade de Viena, onde, na ocasião, apresentou um Seminário aberto ao publico.