Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:



Janeiro mais quente desde o começo das medições
IPMet jamais registrou tardes tão quentes num mês de janeiro; é o mês mais seco desde 1992
31/01/2014

O mês de janeiro termina nesta sexta-feira como o mais quente e mais seco dos últimos anos em grande parte do estado de São Paulo.

Em Bauru, a média das temperaturas máximas registradas até hoje na estação convencional do IPMet foi de 32,8°C, a mais alta desde 1996, quando começaram as medições. Em nossa estação automática, ativa desde 2001, a média das máximas foi de 32,1°C. Em apenas dois dias do mês os termômetros não passaram dos 30°C.

Em relação a chuvas, também tivemos o Janeiro mais seco dos últimos anos. Apenas em 1992, quando foram registrados 96mm, choveu menos. Neste ano, o acumulado não passou de 103mm, pouco mais que um terço da média climatológica, que é de 293mm. 

Interligados

Segundo nossos meteorologistas, a falta de chuvas e o calor estão interligados. "Sem precipitação, as temperaturas sobem livremente no período da tarde. Caso chovesse, teríamos uma queda abrupta dos termômetros antes deles atingirem o seu máximo.", explica o meteorologista Eduardo Gonçalves.

E por que não choveu? Segundo José Carlos Figueiredo, foi devido aos bloqueios atmosféricos: "a formação de bloqueios atmosféricos impediu o avanço de frentes frias para o Sudeste do Brasil." Ele completa: "apenas com frentes frias teríamos chuvas mais abrangentes e volumosas."

Fevereiro deve começar seco

A previsão do IPMet indica que a primeira quinzena de fevereiro também terá predomínio de sol, com poucas pancadas de chuva e baixo volume acumulado. "As temperaturas continuarão elevadas, ultrapassando os 30°C", prevê o meteorologista Thiago Ferreira. Apenas a partir da segunda quinzena do mês espera-se aumento da frequência e da distribuição da chuva no estado de São Paulo.

 

Escrito por Eduardo Gonçalves