Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Radares do IPMet passam por atualização
Poderão ocorrer paradas programadas durante as próximas semanas
18/09/2015

Durante as próximas semanas,  técnicos do IPMet estarão trabalhando na atualização completa do sistema de radares meteorológicos do IPMet. Trata-se da substituição dos antigos processadores por equipamentos mais modernos e instalação de versões mais atualizadas dos softwares utilizados. 

A última atualização de hardware foi feita em 2006 e, embora os equipamentos e softwares estejam em perfeito funcionamento, o tempo decorrido torna prudente uma adequação antes que problemas possam surgir, pois são máquinas que funcionam 24 horas ininterruptamente.

Os radares são de vital importância para os trabalhos de monitoramento do tempo no estado de São Paulo. Entre outros importantes serviços prestados à comunidade está a emissão de alertas de aproximação de eventos severos, com potencial para causar estragos, a defesas civis do estado de São Paulo. Paradas longas nesse tipo de serviço podem trazer grandes prejuízos, e é o que aconteceria caso ocorresse uma pane em qualquer componente do sistema de radar do IPMet.

De acordo com a divisão técnica do IPMet (setores de eletrônica e informática) os procedimentos ora executados são de suma importância para minimizar as chances de longas interrupções não programadas dos serviços, principalmente em períodos de chuva. A atualização que está sendo executada engloba, também, todos os processadores usados na geração de produtos de radar, com um total de 6 novas CPU´s, nas quais serão instalados novos sistemas operacionais (de RedHat 3 para CentOS 6),  e versões atualizadas dos softwares de controle, aquisição, visualização e geração de produtos do radar.

Este trabalho está sendo executado com recursos próprios oriundos da prestação de serviços. Ocorrerão aradas programadas de funcionamento dos radares durante períodos específicos, sem previsão de precipitações, para que testes sejam efetuados.  A estimativa é de que tudo deverá estar em pleno funcionamento no próximo verão, época de maior ocorrência de chuvas.