Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







IPMet presente no V Worketa promovido pelo CPTEC/INPE
Pesquisa que utiliza o ETA resultou num novo produto já disponível
06/05/2016

O IPMet marcou presença no V Workshop em Modelagem Numérica do Tempo e do Clima em Mesoescala Utilizando o Modelo ETA: Aspectos Físicos e Numéricos, realizado entre os dias 3 e 8 de abril, no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos. O workshop foi organizado visando o aperfeiçoamento e apresentação das tendências em modelagem numérica de alta resolução  aos profissionais que atuam na área.

Desenvolvido na antiga Iugoslávia, pela Universidade de Belgrado e Instituto Hidrometeorológico, o ETA (assim chamado por causa da coordenada vertical usada no modelo, a letra grega “eta”) foi operacionalizado no NCEP – National Center for Envionmental  Prediction, sediado em Maryland, nos Estados Unidos, e é utilizado operacionalmente pelo IPMet desde 2007.

Recentemente, uma pesquisa desenvolvida no IPMet avaliou a previsão de chuva produzida para a versão do Modelo ETA executada no  Centro, utilizando dados de radar meteorológico, que mostrou  que o modelo representa bem os fenômenos meteorológicos causadores de chuva no estado de São Paulo. O artigo “Application of weather radar CAPPI data to verify NWP rainfall accumulation data”,  sobre a pesquisa,  foi publicado pela revista “Meteorology and Atmospheric Physics” (DOI 10.107/s00703-015-394-0).

Um resultado prático da pesquisa foi a criação de um produto, já disponibilizado no site do IPMet, que fornece uma estimativa de chuva acumulada mensal em superfície com alta resolução espacial (750m X 750m), e que pode ser conferido no endereço:  http://www.ipmet.unesp.br/index2.php?menu_esq1=&abre=ipmet_html/acum/acum.html

A nova versão do ETA, disponibilizada pelo CPTEC/INPE – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, estará funcionando em breve no IPMet, e irá possibilitar previsões de chuva com uma semana de antecedência, com ótima margem de acerto.

O representante do IPMet no evento foi o  Dr. José Márcio Bassan, um dos autores da pesquisa e do produto chuva acumulada citados na matéria.