Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Público da região visita o evento “Tempestades no Sistema Solar”
Foram realizadas palestras temáticas e exposição internacional “Paisagens Cósmicas”
08/11/2016

 A cada mês, o Observatório Didático de Astronomia da UNESP Bauru promove gratuitamente um atendimento aberto ao público num sábado de lua crescente, com temas diferentes. No sábado de 05/11/16 o tema foi sobre as tempestades no Sistema Solar, respondendo às perguntas: Como se formam as grandes nuvens de tempestades no planeta Terra? Como se formam os relâmpagos? Como se formam os tornados? Como se proteger deles?  Como são as tempestades em outros planetas, principalmente em Júpiter e Saturno? Como as tempestades que ocorrem no Sol podem influenciar nossa vida aqui na Terra? Quais prejuízos podem ser causados às telecomunicações quando a Terra é atingida por um “vento” solar de alto impacto? O que as radiocomunicações têm a ver com a Astronomia? Lembramos que 05 de novembro foi o Dia do Radioamador!

Estas questões foram respondidas durante a palestra: “Tempestades no Sistema Solar”, ministrada por 4 professores: Profa. Dra. Marta Pereira Llopart (do Curso de Meteorologia UNESP), Profa. Dra. Maria de Souza Custódio (do Curso de Meteorologia UNESP), MSc. Demilson de Assis Quintão (do IPMet) e Prof. Dr. Rodolfo Langhi.

Além do seminário com 4 palestras temáticas, o evento trouxe uma exposição internacional intitulada “Paisagens Cósmicas” (do Ano Internacional da Astronomia), observações da Lua e outros astros com dois telescópios, atividades lúdicas para crianças, sorteio de planisférios e pôsteres didáticos e atividades de reconhecimento do céu a olho nu.

O evento foi amplamente divulgado pelos sites e redes sociais, além de algumas estações de rádio. Em geral, as pessoas da comunidade, de diversas formações e idades, elogiaram o evento e gostaram bastante. Tivemos 123 assinaturas do público no nosso livro de registros de visitas.

Em 14/11/16 haverá um fenômeno popularmente conhecido como “extra-superlua” e o Observatório Didático de Astronomia da UNESP disponibilizará novamente seus telescópios no campus. Não perca!

Prof. Rodolfo Langhi (Coordenador do Observatório) - (14) 3103-6030 – rlanghi@fc.unesp.br

homepage: http://sites.google.com/site/proflanghi

Depto. Física:(14)3103-6084 r.7659

Observatório Astronômico:(14)3103-6030 r.151

IPMet:(14)3103-8101

Pós-graduação:(14)3103-6077 ou 3103-6174